Um estudo regional: alguns aspectos do perfil da elite política orlandina (2005-2016)

Autores

  • Bruno Cesar Pereira Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO
  • Alexandra Lourenço PPGH-Unicentro

Resumo

Este trabalho tem por objetivo traçar o perfil dos parlamentares da cidade de Orlândia-SP entre as legislaturas de 2005-2016 e analisá-los como representativo do funcionamento do sistema democrático vivenciado no município. Buscaremos ao longo deste ensaio identificar os principais atributos adstritos (gênero, idade e naturalidade) e aperfeiçoados (estado civil, nível de escolaridade e ocupação) desta elite política. As fontes para a realização deste ensaio foram as fichas dos parlamentares que se encontram disponíveis para consulta na plataforma do Sistema Estadual de Análise de Dados de São Paulo (SEADE), bem como os dados do município presentes na plataforma do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Cesar Pereira, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO

Graduado em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO, Campus Irati. Mestrando pelo Programa de Pós Graduação em História da mesma Instituição

Alexandra Lourenço, PPGH-Unicentro

Doutora em Ciência Política pela Universidade Nova de Lisboa (2012). Professora do Departamento de História da Universidade Estadual do Centro-Oeste e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História  (PPGH-Unicentro)

Downloads

Publicado

2021-02-26