Sobre a Revista

Escopo da Revista

A revista Cadernos de Astronomia é uma publicação semestral vinculada ao Núcleo Cosmo-ufes e ao Programa de Pós-Graduação (interinstitucional) em Astronomia, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo) da UFES. Propõe-se a publicar textos científicos destinados à divulgação científica, história da ciência, ensino e pesquisa em astronomia e áreas correlatas. O objetivo é tornar acessível a um amplo público, que inclui estudantes secundários, graduandos e simpatizantes da área, o conhecimento científico relacionado à astronomia, cosmologia e gravitação.

São aceitos trabalhos inéditos e que apresentem elementos de originalidade em sua abordagem, versando sobre astronomia e/ou áreas afins e cobrindo uma das seções abaixo:

• Divulgação Científica, Ciência e Sociedade: textos com linguagem acessível ao público geral, sobre variados temas da área, com intuito de popularizar o conhecimento científico; Reflexões, discussões ou debates de temas pertinentes à educação, política, memória e humanidades, no âmbito da astronomia.
  • Artigos: artigos de pesquisa na área de astronomia, astrofísica, cosmologia e/ou gravitação; Resultados de trabalhos de Iniciação Científicas, projetos para Mostras de Astronomias e Monografias são aceitos para submissão.
  • Ensino: textos voltados para a prática didática e metodologias pedagógicas.
  • Textos Clássicos: traduções ao português de artigos acadêmicos que impactaram a pesquisa da área.
  • Resenhas: resenhas de livros.

Periodicidade da publicação

A revista Cadernos de Astronomia tem uma periodicidade semestral.

• Edições de fevereiro - data limite para submissão de trabalhos: 15 de dezembro;
  • Edições de agosto - data limite para submissão de trabalhos: 15 de junho.

Todos os artigos submetidos e aceitos para inclusão em uma dada edição são publicados de forma conjunta.

Idioma(s) que serão aceitos os artigos

Aceita-se artigos em português, espanhol e inglês.

Processo de Avaliação por pares

Os artigos submetidos serão revisados por pares, à cegas, sob a responsabilidade dos editores e com análise detalhada do manuscrito quanto ao rigor científico, orginalidade da proposta e clareza da redação. Para cada artigo submetido, que esteja em processo de avaliação, será emitido, pelo menos um parecer de um Avaliador Ad Hoc, com expertise no assunto tratado no artigo.

Poderão ser sugeridas aos autores reformulações ou adaptações às normas editoriais. Os pareceres sobre o texto deverão indicar a avaliação numa das seguintes categorias: aceitar, aceitar com revisão, submeter novamente para avaliação, submeter novamente para outro lugar, rejeitar. Caso haja necessidade de outra avaliação, ficará a critério do Editor-Gerente opinar, após análise do artigo submetido, sobre a aceitação ou rejeição do artigo ou convidar outro avaliador para emitir mais um parecer sobre o texto.

O Conselho Editorial Científico reserva-se o direito de fazer pequenas modificações no texto dos autores para agilizar seu processo de publicação. Modificações de estrutura e conteúdo mais substantivas serão acordadas com os autores. Não serão admitidos acréscimos ou alterações ao texto, após sua avaliação e aceitação final. Casos específicos serão resolvidos pela Comissão Editorial.

Política de acesso

Esta revista oferece acesso livre a seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Direitos autorais

Licença Creative Commons Todo o conteúdo da revista Cadernos de Astronomia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

O conteúdo de cada artigo publicado neste periódico é de inteira responsabilidade dos autores(as).

Arquivamento

A Rede de Preservação do PKP (PKP PN) providencia serviços gratuitos de preservação para qualquer revista OJS que cumpra um conjunto básico de critérios. Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuido entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservacao e restauracao.

Cobrança de taxas

Os Cadernos de Astronomia não cobra taxa de submissão de manuscrito ou de publicação de artigo aceito.