Redescobrindo o sistema solar

Autores

  • José Jefferson da Silva IFRN
  • Jardel Francisco Bonfim Chagas IFRN

DOI:

https://doi.org/10.47456/Cad.Astro.v2n1.34169

Palavras-chave:

sistema solar, unidade didática, ensino fundamental

Resumo

O presente artigo está inserido no contexto do ensino de física, buscando-se discutir algumas abordagens teóricas e procedimentos metodológicos relacionadas com o ensino de astronomia no ensino fundamental II. Delimitando o objeto de investigação, propõe-se uma unidade didática baseada na teoria histórico-sócio-cultural voltada a alunos do 9º ano do ensino fundamental, utilizando o tema sistema solar como objeto de conhecimento a ser trabalhado durante as aulas, buscamos responder se é possível que tenhamos tempo para ensinar astronomia no 9º ano do ensino fundamental e a possibilidade de elaborar uma estratégia que envolva os alunos e os faça aprender tópicos relacionados a astronomia. Pensando na fundamentação teórica do estudo, optamos em abordar os cincos passos propostos por Galperin visando o aperfeiçoamento da aprendizagem, acreditando que o estudante deve ser o protagonista desse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-31 — Atualizado em 2021-02-08

Versões

Como Citar

[1]
J. J. da Silva e J. F. B. Chagas, “Redescobrindo o sistema solar”, Cad. Astro., vol. 2, nº 1, p. 171, fev. 2021.

Edição

Seção

Ensino