Logística 4.0 e cadeia de suprimentos na engenharia de produção: avanços tecnológicos e desafios na era digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v11i3.48533

Palavras-chave:

Logística 4.0, Cadeia de Suprimento 4.0, Indústria 4.0, Cadeia de Suprimentos Inteligente

Resumo

O presente artigo analisa os avanços tecnológicos e os desafios inerentes à Logística 4.0 e à Cadeia de Suprimentos 4.0, no contexto da Engenharia de Produção. Observa-se uma crescente adoção de tecnologias emergentes, como a Internet das Coisas (IoT), a Inteligência Artificial (IA), o Big Data e o Blockchain, as quais favorecem a conectividade, a automação e a análise de dados em tempo real. Para embasar a investigação, empregou-se a metodologia ProKnow-C, que possibilitou a seleção criteriosa e a análise de publicações científicas relevantes produzidas entre 2010 e 2024. Os resultados evidenciam benefícios significativos, como maior eficiência operacional, rastreabilidade e capacidade de planejamento estratégico, além de apresentar exemplos de aplicação em empresas que já implementaram tais tecnologias. Contudo, desafios como os elevados custos de implementação, a complexidade da integração tecnológica e a necessidade de qualificação profissional ainda constituem barreiras para a adoção em larga escala. Conclui-se que, para garantir uma transformação digital eficaz, é fundamental que as organizações desenvolvam estratégias adaptativas, aliando inovação à superação dos desafios identificados. Tal processo é essencial para tornar as operações mais ágeis, competitivas e alinhadas às demandas do mercado contemporâneo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Hertiquitefanio J. dos Santos Souza, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

    -

  • Jordan Lavanholle Rosa, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

    -

  • Noamy Lima Cardozo , Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

    -

  • Noele Bissoli Perini Souza, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

    -

  • Marcos Wagner Jesus Servare Junior, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

    Engenheiro de Produção e mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente cursa o Doutorado em Engenharia Elétrica na mesma Universidade com período sanduíche na Hautes Études Commerciales de Montréal. Atua como Docente na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Campus São Mateus, ES.

Referências

Costa, P. H. D., & Gomes, R. L. R. (2021). Procurement 4.0: como a aplicação de novas tecnologias e robotização transformará a área de suprimentos das empresas. Revista Caribeña de Ciencias Sociales, 10(7), 25-37.

Martins, F. C., Simon, A. T., Campos, R. S., & Campos, F. C. (2018). Desafios da Supply Chain 4.0. In Anais do XXXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (pp. 1-12). Maceió, AL, Brasil.

Ribeiro, J. S. A. N., Ziviani, F., França, R. S., Corrêa, F., & Ferreira, E. P. (2022). Gestão da informação e do conhecimento na cadeia de suprimentos 4.0. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, 15(2), 117-138. https://doi.org/10.59306/reen.v15e22022117-138

Sanitá, A. L. A. C., Solon, A. S., & Franco, D. (2023). Aplicações das tecnologias da Indústria 4.0: impactos na gestão da cadeia de suprimentos. In Anais do XLIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (pp. 1-10). Fortaleza, CE, Brasil.

Santana, H. L., Assumpção, M. R. P., & de Oliveira, M. C. (2019). Uma perspectiva colaborativa da cadeia de suprimentos para apoiar a Indústria 4.0. Revista Produção Online, 19(2), 694-721. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v19i2.3460

Santos, H. T. M., Carvalho, V. S., Ueoka, N. A., Negrão, L. L. L., & Blaz, C. L. C. (2023). Avaliação da relação da Indústria 4.0 nas práticas SCM com foco no desempenho: uma revisão da literatura. In Anais do XLIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (pp. 1-10). Fortaleza, CE, Brasil.

Capa da edição da Brazilian Journal of Production Engineering de 2025. A imagem mostra um drone transportando uma caixa em um armazém automatizado, com prateleiras altas cheias de pacotes. O ambiente está repleto de elementos gráficos digitais, sugerindo um sistema logístico inteligente. O título do artigo em destaque aparece no topo da imagem, escrito em três idiomas: português, inglês e espanhol. No canto inferior direito, há o logotipo de um balão colorido com o ISSN da revista.

Publicado

08.08.2025

Como Citar

Souza, H. J. dos S., Rosa, J. L., Cardozo , N. L., Souza, N. B. P., & Servare Junior, M. W. J. (2025). Logística 4.0 e cadeia de suprimentos na engenharia de produção: avanços tecnológicos e desafios na era digital. Brazilian Journal of Production Engineering, 11(3), 181-190. https://doi.org/10.47456/bjpe.v11i3.48533

Artigos Semelhantes

1-10 de 875

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.