JOGO DIDÁTICO “AÇÃO ZOO” COMO FERRAMENTA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS

Autores

  • Renan Gomes Macedo Universidade Católica de Vitória – UCV
  • Viviana Borges Corte Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Abia Carvalho Secretaria de Estado da Educação - SEDU

Resumo

Em um mundo cheio de novas tecnologias o tradicional jogo de tabuleiro com cartas, roleta e ampulheta ainda desperta interesse entre os estudantes. O presente trabalho aborda um relato de experiência onde o ensino de zoologia de vertebrados teve como ferramenta de ensino o jogo Ação Zoo. O jogo também abordou questões relacionadas à sustentabilidade visto que foi elaborado com materiais diversos. Toda a ação foi desenvolvida com alunos do ensino médio no turno matutino em uma escola estadual de ensino fundamental e médio localizada na zona urbana do município de Cariacica. A atividade desenvolvida teve como objetivo revisar os conteúdos ensinados de forma lúdica e interativa tendo em vista que jogos didáticos são alternativas viáveis que auxiliam e favorecem a construção do conhecimento. Para jogar, a turma foi dividida em dois grupos. Um representante de cada grupo joga o dado e movimenta no tabuleiro um pino na quantidade de casas que o dado especificar. Na casa em que ele parar terá a indicação se roda a roleta, volta algumas casas ou passa a vez de jogar. Se for especificado rodar a roleta, ao fazer, esta parou com a ponta da seta indicando a cor da carta que pode escolher e realizar a mímica. A ampulheta marcou o tempo. Acertando ou não, foi lido um pequeno texto sobre o animal indicado na carta. Inicialmente os alunos apresentaram certa timidez para realização das tarefas contidas nas cartas do jogo, mas com a interação positiva dos demais, observamos o desprendimento durante a atividade. Mesmo sem premiação a atividade teve 100% de adesão. O ensino de vertebrados com auxílio do jogo Ação Zoo aprofundou os conhecimentos acerca do tema e de forma interativa e lúdica proporcionou uma revisão do conteúdo. As informações contidas nas cartas complementaram as aulas teóricas e os alunos puderam perceber que existem muitos animais vertebrados que correm sérios riscos de extinção devido à redução das áreas habitadas pelos mesmos, entre outras informações de grande relevância para preservação das espécies. Esperamos que o jogo possa inspirar outras escolas e servir como grande aliado no processo ensino aprendizado. Os alunos que participaram do jogo assinaram um termo de assentimento e seus pais o termo de consentimento livre esclarecido.

Palavras-chave: Ensino de Biologia. Vertebrados. Jogo didático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-06-24